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Ansiedade pré-parto: saiba lidar melhor com a sua

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Ansiedade pré-parto: saiba lidar melhor com a sua

1. Confira mais uma vez
Sim, você tem tudo pronto – da mala da maternidade à decoração do quarto –, mas foi na base da correria, certo? Então, eis o momento para retomar tudo com calma, conferir os itens mais importantes, curtir os detalhes… E ainda há tempo para arrumar o que faltou na lista.

2. Desvende a amamentação
Munir-se de informação é a melhor maneira de garantir que você terá sucesso na amamentação do seu bebê. O aleitamento pode parecer fácil, mas nem sempre o é no início. Aproveite esse tempo para ler bastante, deixar os mitos de lado e conversar com outras mães. Se puder, marque uma conversa com uma consultora de amamentação ou vá a um banco de leite para esclarecer dúvidas.

3. Organize as fotos
Ótimo momento para arrumar aquela quantidade enorme de fotos digitais que você tem. Vale fazer álbum, ver o que vai para a parede ou montar uma exposição online. Afinal, depois que o bebê nascer, você precisará de muito mais espaço no celular, no cartão de memória e no HD. Vem muito clique por aí!

4. Fuja das histórias trágicas
Você já sabe que o que não falta é alguém para contar uma história horrível sobre o parto. Corra! Calma e confiança são fundamentais nesse momento.

5. Curta o primeiro filho
Se você estiver na segunda gravidez, pense que esses são os últimos dias do seu primeiro como filho único! Procure ficar bastante tempo com ele, fazer seus programas ou brincadeiras preferidas – será ótimo para os dois.

6. Um programa diferente por dia
Combine um cinema com as amigas, um jantar romântico com o parceiro, uma visita à casa da mãe ou a um parente querido, um show em um barzinho calmo: varie o cardápio de passeios na semana e divirta-se!

7. Relaxe no spa
Se você ainda não se deu ao luxo, esse é o momento. Ofurôs e banhos de imersão não são recomendados (a pressão pode cair), mas esfoliamentos e drenagens estão liberados na maior parte dos casos. Converse com seu obstetra e, se ele der o aval, aproveite!

8. Flutue
Sim, um dos maiores incômodos no final da gravidez é o peso em excesso. Um tempinho boiando na água de uma piscina, com a ajuda de uma boia tipo espaguete, por exemplo, com certeza fará você se sentir melhor e mais relaxada.

9. Chás e sucos
Comer tudo o que vê pela frente vai ser uma tentação. Mas não é só porque você está no final da gestação que pode extrapolar na alimentação. Chás de erva-doce, erva-cidreira e camomila, além de um bom suco de maracujá, são ótimas alternativas para conter a ansiedade.

10. Compartilhe nas redes sociais
Um dos sentimentos de muitas grávidas nesses últimos dias é a solidão. Afinal, você está em casa, mas seu companheiro, a família e os amigos mantêm o mesmo ritmo de sempre. Contar o que está pensando ou fazendo pode ajudar muito. Você pode aproveitar e dar um toque em seus amigos sobre sua ansiedade, para que eles se segurem antes de repetir a famosa pergunta: 
“E aí? Já nasceu?”.

11. Mexa-se
Seu corpo está prestes a viver a experiência mais incrível de todas e é ótimo cuidar de cada pedacinho dele. Ioga, caminhadas diárias leves e exercícios de alongamento são boas pedidas. Movimentações do ombro para trás, por exemplo, corrigem a postura e dão a sensação de alívio. Outra ideia é pegar uma bolinha de tênis e circular sobre o ombro, pressionando suavemente.

12. Sessão-pipoca
Que tal um clássico como Cantando na Chuva para se desligar do assunto? O musical tem humor e romance na medida certa para garantir duas horas de relaxamento. Dá para aproveitar o tempo e fazer uma maratona daquela sua série preferida, que você ainda não conseguiu terminar.

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