._. Log in ._.

Como escolher a maternidade para ter o bebê

84513119

Como escolher a maternidade para ter o bebê

Durante a gravidez, você tem mil coisas a escolher: desde cada peça do enxoval e da decoração do quarto até o nome do seu filho – ou filha. Mas, entre todas essas escolhas, talvez a mais significativa durante a gestação seja decidir em qual maternidade você dará à luz seu bebê. Para ajudar você, selecionamos um pequeno guia com quesitos imprescindíveis que devem ser levados em consideração antes de chegar a um veredito:

Cheque seu orçamento, a cobertura do seu plano de saúde.

O primeiro passo para fazer é visitar a maternidade e checar a cobertura do plano de saúdeou o orçamento de que a família dispõe para pagar, caso o hospital ou a equipe não façam parte da rede credenciada. Se a opção for mesmo o plano de saúde, e se o da grávida tiver cobertura obstétrica, desde que cumprido o período de carência, ele deve oferecer a realização de exames de pré-natal, o parto e o pós-parto sem a cobrança de taxas. O plano também deve garantir assistência ao bebê durante os primeiros 30 dias após o nascimento – é como se ele fizesse parte do seu plano durante esse período.

Converse com o seu médico

Certifique-se de que o obstetra fará o parto pelo seu convênio. Acertados os detalhes e custos (caso ele faça seu parto fora do convênio), pergunte quais são as maternidades que ele recomenda. “Uma coisa é o prédio, a hotelaria, a aparência, o que é bonito. O lado técnico só quem pode avaliar é o médico. Ele é que sabe indicar se o hospital está bem preparado. Co

 

Fique de olho nas acreditações

Hoje em dia, os hospitais se submetem a uma série de acreditações como ISO, ONA 3 eJoint Comission, que são indicadores extremamente confiáveis da qualidade dos estabelecimentos. Os próprios hospitais costumam informar nos sites quais são as acreditações concedidas a eles, mas, na dúvida, vale solicitar a informação.

Considere o acesso à maternidade

Principalmente nas grandes capitais de trânsito caótico, de nada adianta se apaixonar por uma maternidade se ela ficar do outro lado da cidade. Vale fazer e refazer o caminho algumas vezes, em diferentes horários, traçando rotas alternativas.

Agende uma visita

Conhecer presencialmente a maternidade é essencial. Geralmente, as visitas funcionam a partir de horários agendados. Assim, a maternidade consegue designar um profissional para acompanhar o casal em um tour pelas instalações, mostrando toda a estrutura, os diferentes setores e as acomodações. Se ficar com dúvidas, agende uma nova visita. Você precisa estar confiante e, acima de tudo, se sentir acolhida no lugar que escolher trazer seu filho ao mundo.

O que observar

Estrutura física, serviços, procedimentos de rotina, tudo isso deve ser apresentado a você durante a visita. Principalmente para as mães que desejam um parto normal, vale reparar com carinho na estrutura dos quartos.

E, muito importante, é já saber como será a presença do acompanhante, que é um direito garantido por lei. Se for o caso, você pode perguntar sobre a possibilidade do trabalho da doula que acompanha a grávida. 
O apartamento ideal

Lembre-se de que você não vai ficar em um hotel, mas em um hospital. Por isso, o fato de não ter muitos luxos e firulas não desqualifica as acomodações. Antes de reparar se o tom em que as paredes estão pintadas é do seu gosto, há outros detalhes mais importantes. Ter uma pia separada do banheiro para que médicos, enfermeiros e visitantes lavem as mãos é fundamental – normalmente, ela fica no corredor de entrada de cada quarto. Há estrutura para o acompanhante e para as visitas? Vale tanto um sofá quanto uma poltrona confortável.  Em geral, atrás da cama, há uma régua de gases e equipamentos necessários aos exames diários. A iluminação também conta: ponto para janelas amplas que deixam o ar circular de dia. Se houver vários pontos de luz independentes, melhor. De um modo geral, a iluminação deve ser agradável, suficiente para não se tornar incômoda.

Em caso de emergência

Por determinação da Agência Nacional de Saúde, todos os hospitais devem possuir uma equipe de médicos plantonistas 24 horas para atender emergências – pergunte se o hospital tem sempre um time completo, pelo menos com um obstetra, um neonatologista e um anestesista. Ter uma boa UTI adulta e neonatal com equipamentos de ponta é um diferencial e tanto. Verifique se o hospital tem seu próprio laboratório de análises clínicas, equipamentos de ultrassonografia e tomografia computadorizada que permitem o diagnóstico por imagem e também bancos de sangue e de leite.

Serviço 5 estrelas

Muitas maternidades hoje têm uma estrutura digna de hotel. Alguns permitem que famílias contratem seus próprios decoradores para preparar o quarto, outros oferecem serviço de bufê para os visitantes e, às vezes, até indicam fotógrafos e cinegrafistas para registrar o nascimento do bebê. Mas esse item fica por conta de cada casal analisar o que corresponde aos seus sonhos e ao seu bolso.

57 Comentários

  1. Iashmin Andressa Rodrigues Prazeres

    Boa tarde gostaria de saber como faço para agendar uma visita para conhecer a maternidade e os serviços para que eu me sinta mais segura ainda no momento do parto, pretendo ter parto normal.

    • Lana Rios

      Iashmin, boa tarde!

      Será um prazer receber sua visita, você pode agendar através do celular (86) 99437-4623 ou 2106-8400 e falar com nossa ouvidora Belenildes que irá marcar um horário com você e apresentar nossas suítes e instalações.

      Aguardamos por você!

  2. Germana Barros

    Gostaria de saber se a maternidade conta com acompanhamento psicológico em caso de extrema necessidade a paciente.

  3. LYA MARA LIMA

    gostaria de saber por que voces cobram taxa para o pai assistir o parto,sendo que esta na lei que nao deve cobrar nenhuma taxa,e que um direito da gestante ter um acompanhante.

    • Lana Rios

      Lya,

      Cobramos uma taxa apenas das despesas higiênicas, ou seja, a roupa própria para o centro cirúrgico, mascaras e toucas para rosto e cabelo, sapatos específicos para adentrar ao centro cirúrgico. Contamos com uma série de cuidados para que você e seu bebê não tenham problemas com infecções ou bactérias, prezando sempre pela maior limpeza e higiene do local.

  4. Maria Câncio

    Vocês já contam com alguma equipe que faça o parto normal humanizado?

  5. Simone

    Olá,gostaria de saber se o preço do parto cesárea depende do médico ou é preço fixo?

  6. Fabrícia

    Quais os médicos q estão adotando essa humanização do parto natural?

  7. Marcela Sousa dos Santos

    Olá, gostaria de saber se a maternidade disponibiliza uma lista do que levar para a maternidade no dia do parto! E tambem gostaria de saber quanto é a taxa para o acompanhante (pai) assistir o parto. Obrigada.

    • Lana Rios

      Olá, Marcela!

      Você pode pegar todas as dicas do que levar para a maternidade com a nossa ouvidoria. Sobre o pai assistir ao parto é gratuito, você direito a um acompanhante durante seu parto.

  8. Jiselia

    Gostaria de saber se tem outros telefones da maternidade à dias tendo ligar e não consigo.

  9. Lucélia Sousa

    Bom dia.
    O meu plano de saúde é o Uniplam, gostaria de saber se vocês fazem parto cesariana pelo plano e se é necessário fazer o pré natal na própria clínica. Moro em outra cidade.

  10. Sara Mendes

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se o Plante cobre a acomodação na nova suíte com banheira ou em outra com parto normal humanizado. E se não cobre, quais acomodações estão disponíveis neste plano?

    Obrigada!

    • Lana Rios

      Olá, Sara!

      Seu Plano cobre o Parto Humanizado, porém para a utilização da banheira é cobrada uma taxa. Peço que venha conhecer a nova suíte que te passamos todos os valores! Um super beijo!

  11. NADIJA

    olá bom dia. gostaria de saber se vcs aceitam o MEDPLAM?

  12. Leide

    Olá. Gostaria de saber se vcs fazem Cesária com o plano Geap? E como faço para agendar a consulta pro pré natal?

  13. Jakciane

    Ola gostaria de saber se o pai paga para assistir o parto e se posso ter mais que um acompanhante pagando uma taxa extra ?

    • Lana Rios

      Olá Jakciane, você tem direito a um acompanhante para a sala de parto. Nós cobramos apenas uma taxa referente a material usado pelo acompanhante.

  14. Lyara

    Ola , Meu Plano eh o PLAMTA ele cobre o parto e o apartamento? Oq eu tenho q pagar a mais ? . Aguardando a resposta :)

  15. Joh Derson

    Olá, gostaria de saber se a Humana Saúde cobre o parto humanizado.

  16. Dandara Aline de Carvalho Silva

    Gostaria de saber quanto esta a acomodação e o parto Cesário?

  17. Richely

    Quando comecei a fazer meu pre natal na Clinica Santa Fe estava decidida a ter minha filha la, mais escuto muitos comentários de que os médicos não querem fazer parto normal porque optam por cesarianas porque ganham mais, e que o tratamento de quem decide ter um parto normal é terrível, tratam super mal as mulheres. Isso é verdade?

    • Lana Rios

      Richely, realizamos partos normais diariamente e o tratamento de todas as nossas pacientes é o mesmo, independente da sua escolha. Temos certeza que terá um excelente parto e seu filho virá com muita saúde.

  18. Marina

    Recebem o PLAMTA para realizarem parto cesário? Independente do obstetra?

  19. Hosana

    Boa Noite!

    Gostaria de saber qual o valor da taxa das despesas higiênicas?
    E se posso ter dois acompanhantes. (pagando a taxa de ambos)

  20. Queria saber dos preços do partos cesária é normal. Tenho plano med plan eletrobras. Aguardo retorno pode me ligar 86 995358873

  21. Leilane Angelica

    Boa tarde, gostaria de saber se o plante cobre o parto normal, e quais obstetras fazem esse parto. gostaria de comecar o pre natal ja com o ginecologista/obstetra que fará o parto. obrigada

    • Lana Rios

      Leilane,
      Todos os nossos obstetras realizam parto normal, mas sugerimos que primeiramente faça algumas consultas para que encontre o obstetra que mais passa confiança a senhora.

  22. JOILMA ALVES DA SILVA _

    Gostaria de saber como faço pra agendar uma visita à maternidade. Vocês adotam uma lista do que levar para a mamãe e o bebê para a maternidade? O que vocês fornecem para o bebê e para a mamãe durante a estadia na maternidade?

    • Lana Rios

      Joilma,

      No nosso site você terá matérias com uma lista do que é necessario durante os dias que ficará conosco. Na maternidade disponibilizamos de berço, cadeira de amamentação. material de higiene, toalhas, lençóis e fraudas e absorventes. Pedimos, que as mães que possuem alergia a algum produto de higiene pessoal ou marca especifica leve para a maternidade.

  23. Adriana

    Oi gostaria de saber se vocês aceitam cartão de crédito e dividi em quantas vezes o parto Cesário.

  24. Paola

    Olá, meu plano é o Hapvida, ele cobre o acompanhamento pré natal e o parto.
    Se cobre também o parto humanizado.

    • Lana Rios

      Paola,
      Seu plano cobre o pré natal e o parto, porém o parto humanizado faz parte de uma opção da mãe e é cobrado um valor que o plano não cobre.

  25. flavia alves

    gostaria de saber se o plano Hapvida cobre o parto cesáreo.

  26. Neyre Lanne

    Bom dia! Gostaria de saber quais os requisitos para o acompanhamento no parto, se é gratuito, e se o acompanhante não for a pessoa que vai assistir ao parto tem alguma taxa que vai ser paga? meu marido vai assistir ao parto, só que outra pessoa que vai ser minha acompanhante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *